Palestra preparada para minha participação no Laboratório de Inovação Cidadã da Colômbia, em Cartagena de Las Índias. Nessa palestra conto uma história que começa em 1967, com a explosão do momento tropicalista, e que atravessa os últimos anos a partir da indução feita por Gilberto Gil ministro da cultura do Brasil. A partir dessa histórica, conto também um pouco como nossa geração se beneficiou dessa explosão criativa para inventar seus caminhos que, embora hoje atravessados por uma interrupção golpista, segue sendo nossa aposta para um futuro melhor.
Apresentação preparada para o Seminário Software e Cultura, organizado pelo LAB LIVRE da Universidade Federal do ABC. Nessa apresentação, parto de dois lugares, da condição de realizador de projetos multimídia e de pesquisador da cultura digital para refletir sobre o lugar do software nas nossas criações e proponho a defesa de uma política cultural do software, que é necessariamente uma política cultural do software livre, tendo como objetivo promover e fortalecer as formas dissidentes.
Notas provocativas para workshop ministrado no Laboratório de Inovação Cidadã do Rio de Janeiro (LABIC-RJ), promovido pelo Ministério da Cultura e a Secretaria Geral Ibero-Americana. Compartilhamento de pesquisa em andamento sobre formas de se organizar e de produzir novas institucionalidades com base no procomum e na cultura livre.