1 of 17

Slide Notes

DownloadGo Live

Software e Cultura

Published on Aug 10, 2016

Apresentação preparada para o Seminário Software e Cultura, organizado pelo LAB LIVRE da Universidade Federal do ABC. Nessa apresentação, parto de dois lugares, da condição de realizador de projetos multimídia e de pesquisador da cultura digital para refletir sobre o lugar do software nas nossas criações e proponho a defesa de uma política cultural do software, que é necessariamente uma política cultural do software livre, tendo como objetivo promover e fortalecer as formas dissidentes.

PRESENTATION OUTLINE

SOFTWARE É CULTURA

por Rodrigo Savazoni

Criar com softwares não é o mesmo que criar softwares para criar algo que não se criaria sem software, o que resulta em criar com softwares.

Untitled Slide

Untitled Slide

Untitled Slide

Click to add more text here

CULTURAL SOFTWARE

LEV MANOVICH

“Eu penso o software como dimensão que permeia todas as áreas da sociedade contemporânea. Por isso, se você quer entender as técnicas contemporâneas de controle, comunicação, representação, simulação, análise, tomada de decisão, memória, visão, escrita e interação, nossa análise será incompleta até considerarmos a dimensão do software. O que significa que todas as disciplinas que lidam com a cultura e a sociedade contemporâneas – arquitetura, design, crítica de arte, sociologia, ciência política, humanidades, estudos da ciência e tecnologia, e daí por diante – precisam considerar a questão do software e seus efeitos em qualquer investigação.”

POR UMA POLÍTICA CULTURAL DO SOFTWARE

Click to add more text here

POLÍTICA CULTURAL DO SOFTWARE

  • Por que temos 4 instituições culturais dedicadas ao cinema e não temos nenhuma que lide com as questões do software e todas as suas implicações?
  • Por que no debate que fazemos no campo da cultura, ainda tratamos a questão do software como meramente instrumental? Software apenas como "suporte" para linguagens "maiores"?

POLÍTICA CULTURAL DO SOFTWARE

  • Não apenas uma política de desenvolvimento de softwares (embora também), mas uma política completa, que considere o software em sua dimensão cultural;
  • Deve fomentar a produção de novos softwares, mas sobretudo fomentar e se articular às comunidades de desenvolvimento;

POLÍTICA CULTURAL DO SOFTWARE

  • Deve preservar a memória cultural dessas produções, a história das criações e dos usos, evidenciando a conexão entre arte e ciência na construção de nossas ideias mais avançadas;

POLÍTICA CULTURAL DO SOFTWARE LIVRE

SOBRETUDO, essa política cultural deve ser uma política cultural do software livre, como uma política que “por trás da expansão constante da internet e suas ferramentas disponíveis”, também funcione como “um impulso cultural que busca romper com a lógica mortífera do capital” (Chris Carlsson).