1 of 6

Slide Notes

DownloadGo Live

INTRODUÇAO O dia que durou 21 anos: o filme trata sobre o período que englobou um quinto da história do Brasil no século XX, a ditadura militar, porém com uma mensagem muito especifica, a ditadura ocorreu por desejo e total apoio dos Estados Unidos da América. Apesar do sugestivo nome passar a idéia que o filme falará dos acontecimentos internos do Brasil em tal período, o mesmo se baseia totalmente nas relações políticas entre as duas nações, sobretudo a influência estadunidense em terras brasileiras.

Published on Nov 18, 2015

No Description

PRESENTATION OUTLINE

O DIA QUE DUROU 21 ANOS

Grupo: Alice Castro, Bruna e Gabriel

INTRODUÇAO

O dia que durou 21 anos: o filme trata sobre o período que englobou um quinto da história do Brasil no século XX, a ditadura militar, porém com uma mensagem muito especifica: a ditadura ocorreu por desejo e total apoio dos Estados Unidos da América. Apesar do sugestivo nome passar a idéia que o filme falará dos acontecimentos internos do Brasil em tal período, o mesmo se baseia totalmente nas relações políticas entre as duas nações, sobretudo a influência estadunidense em terras brasileiras.

CONTEXTO HISTORICO

Utilizando-se de características documentais, o filme analisa acontecimentos pré-golpe no Brasil do ângulo estadunidense e suas interpretações e influências no que estava acontecendo e de que forma direcionavam tais ocorrências a seu favor e benefício. Tendo como base documentos e novas fontes surgidas nos Estados Unidos, a obra começa tratando sobre o período do governo de João Goulart, e como em pleno período de Guerra Fria, o governo estadunidense se preocupava em evitar a perda do apoio brasileiro como nação mais influente entre as latino-americanas para o lado soviético, como havia ocorrido com Cuba com o governo de Fidel Castro.

ENREDO
O filme narra fielmente os acontecimentos históricos, expondo documentos, ligações, cartas e outros tipos de provas do que aconteceu. O enredo tem como palco principal o governo de João Goulart e engloba todas as estratégias estadunidense, desde a chegada do embaixador Lincoln Gordon até o início do governo Castelo Branco, incluindo a operação "Brother Sam", o sinal verde do presidente Kennedy, a posição do presidente Johnson, a criação do Instituto Brasileiro de Ação Democrática, o apoio militar e a relação entre Gordon e o marechal Castelo Branco. Além desses acontecimentos, o filme entra também no governo Castelo Branco e no início do governo Costa e Silva, focando-se principalmente na visão estadunidense durante esses períodos.

CENAS MARCANTES

Por ser um documentário, o filme não conta com cenas específicas, mas podemos citar as cenas de repressão do governo Costa e Silva que realmente marcaram o filme. Além disso, a entrevista com o embaixador Gordon, mostrada em partes durante o filme, é outra cena de caráter memorável devido ao cinismo do embaixador.

POSICIONAMENTO DO GRUPO

Vendo e entendendo a influência do governo americano na implantação da Ditadura Militar Brasileira ficamos ainda mais revoltados com esse período, pois o filme nos mostrou que grande parte dos motivos que levaram a implantação da ditadura no Brasil foram externos e não internos, ou seja, o povo brasileiro sofreu durante 21 anos principalmente por interesses que diziam respeito a outros países e não a nossa nação. No entanto, sofremos nas mãos de uma potência maior, sofremos por interesses que não eram nossos e isso é realmente revoltante e nos leva a pensar no caráter do governo brasileiro naquela época, que trocou o bem do povo por um poder que, em uma visão mais ampla, era limitado aos interesses de outros.