Para Morville (2005) a arquitetura de informação emergiu como atividade fundamental porque as empresas precisam considerar custos relacionados a explosão de dados do contexto da sociedade atual.
A Arquitetura da Informação surgiu como uma área preocupada com o projeto, a implementação e a manutenção de espaços informacionais. (Journal of the American Society for Information Science and Technology)
Segundo o Instituto de Arquitetura de Informação (2007), a definição de AI é “o Design estrutural de grupos de informações relacionadas; ou a arte e ciência de organizar e rotular sites, intranets, comunidades online e software para dar suporte, usabilidade e facilidade de obtenção de informações”
Para Brink, Wood & Gergle (apud SANTA ROSA, 2006), a AI refere- se à estrutura de organização de um site, especialmente como suas diferentes páginas se relacionam entre si. É um campo do webdesign que difere do design ou programação visual pelo fato de focalizar a estrutura do website e não a sua funcionalidade ou aspecto.
AGNER, Luis. Algumas considerações teóricas e práticas sobre a Arquitetura da Informação. In PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro; PRÍNCIPE, Eloísa. Múltiplas facetas da coMunicação e divulgação científicas: transforMações eM cinco séculos. 2012.