O populismo foi uma fase da história política nacional conhecida pelo crescimento das cidades brasileiras, a modernização da nossa economia e o desenvolvimento dos meios de comunicação.
A Bossa Nova não se contrapôs frontalmente a chamada “cultura popular”, mas criou um marco delimitador entre a cultura do morro, do trabalhador popular e a cultura mais elitizada da classe média
Não por acaso, a canção “Garota de Ipanema”, grande representante da Bossa Nova, é uma das canções mais populares de toda história da música internacional.
O samba, conheceu grande desenvolvimento apoiado na narrativa do cotidiano do trabalho e dos bairros, da vida sacrificada ou “malandra” da população, principalmente do Rio de Janeiro.
A produção cinematográfica teve momentos de grande prestígio com a existência de produtoras de cinema nacional, como a Vera Cruz e a Atlântida, que marcam época nas grandes telas.
Chegamos assim a conclusão de que os movimentos culturais no período populista foram um dos principais meios para essa quebra da censura e desenvolvimento cultural do país.