1 of 6

Slide Notes

DownloadGo Live

O Animismo

Published on Nov 19, 2015

No Description

PRESENTATION OUTLINE

ANIMISMO

PROJETO DE ÉTICA:SORAIA

O termo "animismo" aparenta ter sido desenvolvido inicialmente pelo cientista alemão Georg Ernst Stahl, por volta de 1720, para se referir ao "conceito de que a vida animal é produzida por uma alma imaterial". Uma das redefinições mais famosas do termo foi feita pelo antropólogo inglês Sir Edward Tylor, em 1871, na obra "A Cultura Primitiva".
Pelo termo Animismo, Tylor designou a manifestação religiosa imanente a todos os elementos do Cosmos, da natureza, dos seres vivos e a todos os fenômenos naturais. Isso é um princípio vital e pessoal, chamado ânima o qual apresenta significados variados.

Consequentemente, todos esses elementos são passíveis de possuirem: sentimentos, emoções, vontades ou desejos e até mesmo inteligência. Resumidamente, os cultos animistas alegam que: "Todas as coisas são vivas" ou"Todas as coisas são conscientes"


Atualmente, discute-se quais foram historicamente os primeiros cultos que deram origem a todas as religiões e a todos os deuses. Alguns historiadores e cientistas defendem a tese de que foram os mitos politeístas, enquanto outros afirmam que foram os cultos animistas.

O animismo não possui livros sagrados, como o cristianismo, o judaísmo e o islamismo, as suas crenças e histórias são transmitidas de geração em geração, de pai para filhos e netos de forma oral em forma de contos ou de ensinamentos e também através de exemplos e das práticas ritualísticas tradicionais.

Os animistas, acreditam que os espíritos de seus antepassados ​​podem curar doenças ou outros problemas na família. Se algum animista esquecer de cultuar os espíritos dos ancestrais ou deixar de oferecer sacrifícios aos seus antepassados as coisas poderão ir mal. Os animistas, acreditam que serão punidos por não oferendá-los.

A maior parte da África é animista, mas há também outros povos. A Ásia e a América (Brasil, Antilhas e Caribe), são alguns exemplos. O animismo está bastante vivo no mundo rural, especialmente quando pouco atingido pela migração para as cidades. A população animista está estimada em 200 milhões em todo. Estima-se que 40% dos africanos sejam muçulmanos, 32% cristãos e 25% pertençam a religiões tradicionais. Templos e pessoas diferentes convivem em um ambiente quase sempre pacífico e muitas vezes econômico.

FIM

  • João Victor Majuri
  • Hugo Othero
  • Ícaro Martins
  • Luca Almeida
  • Lucas Polezer e Cauê Peixoto