O nome foi citado pela primeira vez por um Físico RICHARD FEYNMAN em Dezembro de 1959 e definida pela Universidade Cientifica de Tóquio, no ano de 1974.
Mas foi somente a partir do ano de 2000 que a NANOTECNOLOGIA começou a ser desenvolvida testada em laboratórios
Richard Feynman comentou sobre o poder da manipulação de átomos e moleculas, algo que resultaria em componentes tao pequenos , que o homem nem poderia ver
Não somente no mundo de processadores, da informação como um todo.
Com a nanotecnologia será possível, otimizar os efeitos de remédios levando-os diretamente para onde são necessários dentro do corpo, o que diminuiria a toxidade das drogas, os efeitos colaterais e as dosagens.
Nos processadores que a evolução é necessário um novo processador de produção em escalas menores para poder fabricar partes internas (que ate novembro de 2015 já eram fabricados em 45 nanômetros) assim diminuindo seu tamnho e consumo de ernegia
Alem dos microcomputadores já esta presente em alguns tecidos com características especiais em equipamentos médicos como cateteres, válvulas cardíacas, marca - passos, implantes ortopédicos, protetores solares
produtos para limpar materiais tóxicos, sistemas de filtração do ar e da água, vidro autolimpante, coberturas resistente a arranhões, curativos antimicrobiano, limpadores de piscinas, desinfetantes e muitas outras soluções. Na prática, a nanotecnonlogia hoje abrange vária áreas com suas diversas aplicações
A nanotecnologia ainda está em fase inicial aqui no Brasil, mas já apresenta alguns resultados importantes. Um bom exemplo disso é a “língua eletrônica”, um dispositivo que combina sensores químicos de espessura nanométrica, com um sofisticado programa de computador para detectar sabores.
O dispositivo foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Embrapa, liderados pelo Dr. L. H. Mattoso.
Além disso, em agosto de 2013, foi inaugurado no país a Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia (IBN), que consiste em integrar e fortalecer atividades ligadas ao tema e promover o desenvolvimento científico e tecnológico do setor.
Além das dificuldades técnicas, o desenvolvimento da nanotecnologia esbarra em aspectos sociais e ambientais que levantam muitas discussões e questionamentos. Existe muito debate nas implicações futuras da nanotecnologia, pois os desafios são parecidos aos de desenvolvimentos de novas tecnologias.
Dentre as discussões estão as questões sobre a toxicidade e o impacto ambiental causado pelo uso dos nanomateriais e os potenciais efeitos disso na economia global.
Todas essas questões levantam a necessidade de uma regulação sobre nanotecnologia e outras burocracias. Por causa disso, o desenvolvimento dessa área pode demorar.
Mas independente dessas dificuldades, a nanotecnologia é constantemente impulsionada por seus defensores e por novas necessidades que vão surgindo e aumentando a importância dessa área.