1 of 25

Slide Notes

DownloadGo Live

Madagascar- trabalho de geografia

Published on Nov 19, 2015

No Description

PRESENTATION OUTLINE

TRABALHO DE GEOGRAFIA

BRUNA, CAMILA, GIOVANNA E THAINÁ
Photo by Mylla

MADAGASCAR

A QUARTA MAIOR ILHA DO MUNDO

Madagascar:

Madagascar é a quarta maior ilha do mundo e uma parcela considerável das espécies de plantas e animais ali encontrados são endêmicas, ou seja, só existem ali e não mais em nenhum outro lugar no planeta. Ela abriga algumas espécies de animais que a principio podem parecer estranhas, principalmente para nós, como é o caso dos lêmures, fossas, camaleões e outras espécies que vem gradativamente desaparecendo devido ao desmatamento que já afetou uma grande parcela da ilha.
Ela também é conhecida por “ilha vermelha” por causa do solo avermelhado do lugar, que não é bom para agricultura, tendo ainda formações de calcário conhecidas como tsingy – resultado de muitos anos de chuva que desencadearam erosões.
Photo by fung.leo

FLORA E FAUNA:

Acredita-se que a imensa fauna do lugar seja resultado da deriva continental, pois quando Madagascar se separou do continente africano há milhões de anos atrás, ficou isolado do resto do mundo e os animais ali presentes passaram a não ser incomodados por carnívoros predadores e macacos mais modernos.

LÊMURES

Os lêmures: Fundamentais para a vida animal nas florestas, pois é ele que distribui as frutas existentes pelas selvas do país, e é de suas sementes que a floresta se regenera.

Untitled Slide

POPULACÃO: 70% DA POPULAÇÃO ESTÁ ABAIXO DA LINHA DA POBREZA

e quase metade das crianças menores de 5 anos sofrem de desnutrição.
Ao certo não se sabe quais foram os primeiros povos a chegar em Madagascar, antropólogos especulam que isso aconteceu há 2 mil anos por indonésios e outros por malaios-polinésios. A ilha abriga cerca de 10 milhões de habitantes, que são chamados de Malagasy, tendo uma cultura que incorporou diferentes elementos africanos, asiáticos e orientais. O arroz é a comida mais tradicional do lugar, mas complementos como carne, por exemplo, são artigos mais luxuosos indo à mesa ocasionalmente. Uma só língua une o povo Malasy.

Untitled Slide

Ao certo não se sabe quais foram os primeiros povos a chegar em Madagascar, antropólogos especulam que isso aconteceu há 2 mil anos por indonésios e outros por malaios-polinésios. A ilha abriga cerca de 10 milhões de habitantes, que são chamados de Malagasy, tendo uma cultura que incorporou diferentes elementos africanos, asiáticos e orientais. O arroz é a comida mais tradicional do lugar, mas complementos como carne, por exemplo, são artigos mais luxuosos indo à mesa ocasionalmente. Uma só língua une o povo Malasy.

O CLIMA DE MADAGASCAR:

O clima de Madagascar é composto por duas estações basicamente: uma delas é mais seca, indo de maio até outubro e a outra é quente e úmida, indo de novembro a abril.

O CLIMA:

O clima é muito variado, húmido a nordeste onde existem áreas (cada vez mais reduzidas pela desflorestação) de floresta tropical, e seco a sudoeste, chegando mesmo a haver deserto.

COSTA LESTE

As florestas tropicais ficam na costa leste do país, que é a parte mais úmida do mesmo, mas ela costuma ser devastada por tempestades e ciclones às vezes.

A COSTA LESTE É A PARTE MAIS ÚMIDA DA ILHA

E PORTANTO, É ONDE FICAM AS FLORESTAS TROPICAIS
A costa leste é a parte mais úmida do país, e portanto é onde ficam as florestas tropicais. Essa área é periodicamente devastada por ciclones e tempestades.

O planalto central é bem mais seco e frio,

NELE SE PRATICA A MAIOR PARTE DA AGRICULTURA DE MADAGASCAR, ESPECIALMENTE ARROZ.
O planalto central do lugar é mais seco e mais frio, sendo aqui onde se pratica a maior parte da agricultura do país, que assenta a economia do país. Os produtos de maior destaque são as frutas tropicais, o café e o arroz.

Maciço de Tsaratanana- PARQUE NACIONAL DE ANKARANA

O NORTE DA ILHA É POUCO HABITADO, MAS CONSERVA MARAVILHAS NATURAIS

Untitled Slide

NA COSTA OESTE FICAM AS FLORESTAS DECÍDUAS

aquelas onde as árvores perdem suas folhas durante a estação seca
Na costa oeste ficam as florestas decíduas. Florestas decíduas são aquelas onde as árvores perdem suas folhas durante a estação seca, que pode durar de 6 a 8 meses. Quando a chuva chega nessas áreas, as florestas decíduas se transformam num mar de folhas verdes.

BAOBÁS

ÁRVORES QUE ARMAZENAM ÁGUA NO TRONCO
O baobá: Árvore famosa por parecer uma garrafa PET e armazenar muitos litros d’água durante as chuvas.

O SUDOESTE DE MADAGASCAR É A PARTE MAIS SECA DA ILHA,

E ALGUMAS PARTES RECEBEM TÃO POUCA CHUVA QUE PODEM ATÉ SER CONSIDERADOS DESERTOS.
O sudoeste do país é a parte mais seca da ilha, recebendo tão pouca chuva que pode ser considerada até mesmo um deserto.

ANIMAIS ESTRANHOS

Estima-se que aqui exista mais de 140 espécies de rãs de cores intensas e brilhantes, além de 46 gêneros de pássaros malgaches e também o menor camaleão do mundo, que cabe na ponta do dedo. Algumas espécies infelizmente já entraram para a lista de extintas, como é o caso do hipopótamo pigmeu e do pássaro elefante. Dentre os animais carnívoros do lugar, existem ao todo oito espécies, sendo sete delas endêmicas. A fossa é o carnívoro mais famoso do lugar, tanto que no filme Madagascar ela é o vilão. Há ainda um grupo de primatas locais chamados lêmures, que somam 60 espécies, que já vem sendo ameaçadas de extinção. Sobre os pássaros, acredita-se que haja mais de 250 espécies no lugar, sendo que dentre essas 115 são endêmicas. As cobras existentes no lugar não são letais aos seres humanos e sobre os invertebrados, não se sabe ao certo quantas espécies existem no lugar. Para quem gosta de plantas, há aqui mil espécies de orquídeas e ainda 12.000 espécies de plantas.

Tem gente que acha que Madagascar é uma ilha solitária ao largo da costa leste da África, mas não poderia ser mais o contrário: ela está borbulhando em vida. De acordo com a Sociedade para Conservação da Vida Selvagem, Madagascar é o habitat de mais de 90 espécies de lêmures, 283 espécies de aves, 12.000 espécies de plantas vasculares, mais de 300 espécies de anfíbios, 346 espécies de répteis e 30 espécies de morcegos.

Untitled Slide

O rato-lemuriano (Microcebus murinus), que é endêmico de Madagascar, fotografado acima no Parque Nacional Ranomafana, em Madagascar, é um dos menores primatas do mundo, com um comprimento de corpo de apenas 12 a 14 centímetros e um comprimento de cauda de 13 a 14,5 centímetros. Seus dentes longos e finos servem como um pente usado para fazer carinho.

O Uroplatus fimbriatus

LAGARTIXA ESQUISITA
O Uroplatus fimbriatus é endêmico das florestas tropicais de Madagascar, e pode atingir um comprimento de 30 centímetros. A lagartixa usa sua cauda plana para armazenar água, e como não tem pálpebras, a criatura confia em sua língua para remover poeira do olho.

O sifaca-de-Verreaux

LÊMURE DANÇANTE
O sifaca-de-Verreaux (Propithecus verreauxi), como esse dançando na Reserva Natural de Berenty, ao sul de Madagascar, tem coloração distinta, com pele branca e uma pitada de amarelo que contrastam com sua face preta sem pelo.

CAMALEÃO ESPECIAL

Calumma tsaratananensis
Esta espécie de camaleão, Calumma tsaratananensis, vive apenas no cume do maciço de Tsaratanana, uma região montanhosa de Madagascar.

Brookesia micra

MENOR CAMALEÃO DO MUNDO
O menor camaleão do mundo, Brookesia micra, foi descoberto em uma pequena ilha ao largo de Madagascar em fevereiro de 2012. Os machos adultos da espécie crescem apenas 16 milímetros, tornando-os um dos menores vertebrados já encontrados na Terra.

Untitled Slide

O gorgulho girafa (Giraffa Trachelophorus) é um gorgulho endêmico de Madagascar. Seu nome deriva (obviamente) de seu pescoço estendido, muito parecido com o da girafa comum. O pescoço é uma adaptação que auxilia o inseto na construção de ninhos e em disputas.
O Uroplatus phantasticus é o menor dsas 12 espécies de lagartixas com cauda de aparência bizarra de folha. A criatura noturna tem camuflagem extremamente enigmática para que possa se esconder nas florestas. Este grupo de lagartixas só é encontrado em florestas primárias, não perturbadas, e suas populações são muito sensíveis à destruição do habitat. Espécies grandes de Uroplatus têm mais dentes do que quaisquer outras espécies de vertebrados terrestres vivos.
A fossa parece um felino, mas esse mamífero carnívoro é na verdade parente dos mangustos, e é endêmico de Madagascar. A fossa é o maior carnívoro mamífero da ilha e tem sido comparado a um puma pequeno. Os adultos têm um comprimento de 70 a 80 centímetros e pesam entre 5,5 a 8,6 quilos.
Esse lagarto de cauda de folha lambe os beiços! Os nativos de Madagascar têm mais dentes do que qualquer outro vertebrado terrestre.